Há aproximadamente 1 mês, tive a oportunidade de me tornar um doador de sangue.
E vou contar aqui a minha experiência e deixar as informações caso vocês queiram doar também.
Doei aqui na minha cidade mesmo, foi tudo muito tranquilo e seguro.
O primeiro passo é você querer, não adianta você ir lá, passar por todas as etapas se não estiver realmente disposto a isso. Você pode desistir a qualquer momento, porém, aqui na minha cidade só são recolhidas 60 bolsas por dia de doação e quando você deixa de doar (seja por qualquer motivo) e não tem outra pessoa pra entrar no seu lugar, eles perdem aquela bolsa.
Bom, se você quer doar sangue então você deve procurar o Hemocentro da sua cidade, aqui na minha é uma Associação de Doadores de Sangue que tem o apoio do Hemominas.
Lá, você vai passar por uma espécie de triagem, onde eles vão te passar todos os requisitos básicos pra poder doar e se caso você se declarar apto, eles irão agendar o dia e horário da sua doação.
Dentre os requisitos (da minha região) estão:
- Ter entre 16 e 65 anos (menores de idade necessitam de uma autorização dos pais);
- Pesar pelo menos 51kg (porque no dia da doação eles descontam 1kg de roupa do seu peso);
- Não ter feito nenhuma tatuagem nos últimos 12 meses;
Além de outros mais simples que serão passados na triagem.
Depois que me passaram todos os requisitos, eu disse que estava apto, me agendaram para o dia 22/04/15 às 10h e me levaram para conhecer todas as etapas do dia da doação.
Cheguei no dia e hora marcados e mais uma vez, fui muito bem recebido por todos, me trataram super bem, explicaram tudo que iria acontecer dali pra frente, tiraram minhas dúvidas, me deram cartilhas e pegaram meus dados.
Após alguns minutos de espera, fui para o médico, que é geralmente o que mais atrasa a doação, pois você deve responder à várias perguntas com sinceridade.
O médico me liberou para doação e fui fazer um exame simples de anemia. Tudo certo.
Depois, fui para um pré-lanche, ele é obrigatório e você não pode ir para a sala de doação sem ter se alimentado adequadamente.
Na sala de doação, é necessário lavar muito bem os dois braços (sim, os dois, porque até então, você não sabe em qual vai ser retirado o sangue), daí deitei na cama, passei algumas informações e já começaram a encher a minha bolsa.
Dói? Depende, eu nunca me senti desconfortável com agulhas, sempre fui tranquilo para tirar sangue ou tomar injeção, então, na hora, não senti nenhuma dor insuportável, nada além da famosa "picadinha".
Confesso que meu braço ficou dolorido por alguns dias e roxo por umas duas semanas após a doação, ainda assim nada que me impedisse de realizar minhas tarefas básicas (e olha que tiraram sangue do meu braço esquerdo e como vocês já sabem, eu sou canhoto).
Ah! Voltando para o dia da doação, depois de encher a bolsa, de 450ml, fiquei mais alguns minutos deitado na cama até me sentir bem para poder levantar, daí saí da sala e ganhei outro lanche, além chocolates e uma cartinha de agradecimento.
Todo o processo desde a minha chegada até a saída da Associação, durou cerca de 2 horas, levando em consideração que tinha bastante gente doando.
Ainda irei receber meus exames, mas caso dê algum problema com a sua bolsa, eles ligam avisando.
Por fim, a sensação de poder salvar a vida de até 3 pessoas, vale mais que qualquer "picadinha de agulha". Por isso, doe sangue sempre que puder, é muito importante e não te faz nenhum mal, muito pelo contrário, como vocês poderão ver a seguir, vou deixar algumas curiosidades/mitos/vantagens sobre a doação de sangue:
- Doar sangue não engrossa, nem afina o sangue - link;
- Homens podem doar sangue a cada 2 meses e mulheres a cada 3 meses - link;
- No dia da doação você recebe um atestado médico e não precisa trabalhar nem estudar naquele dia - link;
- Em alguns estados, o doador de sangue tem algumas vantagens em alguns concursos públicos - link;
- Doadores de sangue tem até 86% menos chances de sofrerem infarto - link;
Doe sangue!



Parabéns Augusto!! Atitudes assim deviam ser tomadas todos os dias.
ResponderExcluir