Já faz um tempo que eu venho pensando em como é que o ser humano funciona, e obviamente não consigo generalizar e chegar em uma conclusão, mas tem uma coisa que observo em muitos que tem me incomodado bastante.
Nós temos uma capacidade de só agir quando a coisa realmente aperta, quando não tem mais jeito. Desde que eu lembro das coisas que aprendi na escola eu tenho escutado que precisamos economizar água, que a água do mundo pode acabar e aí escuto que não, que isso é impossível, mas que precisamos ser conscientes, cuidar dos rios, usar somente o necessário e tudo isso que eu tenho certeza que você também escutou durante toda a sua vida escolar e parece que as pessoas nunca entenderam isso, nunca acreditaram. Agora tem crise hídrica estourando pelo Brasil e aí as pessoas começam a inventar métodos de coletar água da chuva, começam a economizar e começam a dar o seu jeito. Não quero entrar aqui em discussão sobre de quem é a culpa da falta de água e nem dizer que as pessoas não devem se virar agora, o que quero abordar é: Apesar de todas os avisos a gente só toma atitude quando as ameaças viram realidade.
Um outro exemplo é a política, parece que vai todo mundo aceitando tudo e de todos os políticos até que chega um momento que todo mundo quer mudança e aí tem uma manifestação aqui, um pedido de impeachment ali, pessoas discutindo freneticamente em todos os cantos... E ok, estão lutando por um ideal, mas será que se a gente discutisse política sempre as coisas não estariam melhores? Será que se a gente parasse de preocupar com isso só quando é eleição ou quando acontecem escândalos a situação estaria do jeito que está?
Ouvi dizer uma vez que o cérebro humano tem um mecanismo meio que de defesa que é a negação. Você sabe que coisas terríveis acontecem no mundo o tempo todo, mas sempre procura outra coisa pra se preocupar, algo que não vá te deixar tão aflito. Tem guerra acontecendo? Preciso pensar aonde vou no final de semana. Tem gente passando fome? Meu Deus! Preciso acabar aquele trabalho da faculdade... Parece que assim vai, até que algo que está ali sempre pairando exploda perto de você e aí sim, você efetivamente começa a pensar naquele assunto. Acho isso tudo muito engraçado.
Vai ver as coisas têm que ser assim mesmo, se não a gente enlouquece e não vive. Mas não consigo parar de pensar que se a gente conseguisse agir com eficácia em alguma causa que precisa de ajuda nem que seja um pouquinho por dia, as coisas nunca precisariam chegar em casos extremos. Pode não ser fácil, mas eu sei que tento. Vamos tentar também?



Post muito legal, realmente tudo verdade e depois que li fiquei com mais duvidas sobre a mente humana kkk. Mas e assim mesmo. Parabéns pelo blog, estou adorando, leio sempre.
ResponderExcluir